sexta-feira, 29 de abril de 2011

Comunicação em Inclusão

Boletim Institucional da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão
10.196 pessoas em 28 países recebem este boletim

Como contribuir para que os municípios brasileiros avancem em suas metas de inclusão, acessibilidade e sustentabilidade?

Com esta provocação a Escola de Gente em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realiza nos dias 3 e 4 de maio, no Rio de Janeiro, a Câmara Técnica Indicadores de Participação Humana – Acessibilidade para a Sustentabilidade. O encontro de trabalho reunirá cerca de 40 especialistas de diferentes regiões do Brasil e que representam empresas, fundações, universidades, governos, veículos de comunicação, ministério público, movimentos da sociedade civil e organismos internacionais.

Para abertura dos trabalhos, os(as) participantes contarão com participação da procuradora da República no Estado de São Paulo, Dra. Eugênia Augusta Fávero, que apresentará a palestra “Políticas Públicas Inclusivas: Direitos e Garantias”. Todo o evento contará com intérprete de Língua de sinais brasileira (Libras), material em braile e estenotipia computadorizada.

Desde a sua fundação, a Escola de Gente se empenha na formulação de indicadores que captem de que modo as necessidades específicas de pessoas com deficiência estão sendo garantidas – ou não – pelas políticas públicas universais. A Câmara Técnica é mais um passo nessa trajetória que vem sendo estimulada por parceiros(as) como a Fundação Avina, o Ministério da Educação e a Save the Children Suécia. O objetivo da Câmara é promover debates e recolher insumos para a criação de indicadores de acessibilidade nas áreas de educação, saúde, transporte, esporte, cultura, assistência social, entre outras.

Esta Câmara é um desdobramento do 1º Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade, o JUVA, que teve sua primeira edição realizada no ano passado pela Escola de Gente com o apoio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O I JUVA formou 49 Agentes de Promoção da Acessibilidade entre jovens com e sem deficiência de 21 cidades de todas as regiões do Brasil. Um dos temas abordados foi a relação entre sustentabilidade e acessibilidade. O encontro também faz parte da Semana de Ação Mundial 2011, promovida pelas Campanhas Global pela Educação e Nacional pelo Direito à Educação, e que tem como tema “Diferenças sim, desigualdades não”, e acontece em todo mundo de 02 a 08 de maio.
Leia mais no site da Escola de Gente

0 comentários:

Postar um comentário